Denuncie crimes ambientais e incentive outras pessoas a denunciar também. A denúncia pode ser anônima! Consulte a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998). Você pode denunciar através do órgão ambiental , e na polícia da sua cidade ou do Ministério Público do seu estado.
Em Brasília/DF:
. Batalhão de Polícia Militar Ambiental - BPMA
(61) 99351-5736 (Whatsapp)
. Delegacia Especial do Meio Ambiente - DEMA
197 ou (61) 98626-1197 (Whatsapp)
. Brasília Ambiental – IBRAM
162
. Ouvidoria do Governo do DF – OUV-DF
162 ou www.ouvidoria.df.gov.br
. Ministério Público do Distrito Federal – MPDFT
0800 644 9500 (ouvidoria)
. Fique atenta(o) no que os políticos e as autoridades públicas produzem!
. Informe-se do que vem sendo discutido e votado nos plenários, assim como o que vem sendo feito por prefeitos, governadores e outras autoridades públicas, e compartilhe tudo para que outras pessoas possam se informar também.
. Algumas aprovações em plenários e ações por entidades públicas podem estar em desacordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e com os princípios do Direito Ambiental, caso seja necessário, se articule com instituições e com a sociedade para vetar e/ou denunciar estas ações e aprovações inadequadas.
. Economize água e energia;
. Reduza ou evite do consumo de carne;
. Eduque e motive seus familiares para novos hábitos, mais ecológicos. Seja você um exemplo de consciência ambiental.
. Colabore com a Economia Circular;
. Realize a separação de lixo orgânico e reciclável, se possível faça em casa a compostagem dos resíduos orgânicos;
. Adapte e invista em tecnologias e sistemas ecológicas na sua residência, tais quais: captação de água da chuva, energia solar, ecofossa, etc.
. Adotar gato ou cachorro abandonados também é uma forma de ativismo, sobretudo, de solidariedade. Adotando responsavelmente um animal abandonado você pode proporcionar uma vida digna ao qual ele nunca teve.
. Mas lembre-se: apenas adote se você tiver condições financeiras, psicológicas e tempo para lidar com este novo membro da família. Se não puder adotar cuide dos que estão abandonados nas ruas, alimente-os e acompanhe a saúde deles.
As medidas de prevenção ao coronavírus devem ser cumpridas, desta forma, não é recomendável provocar aglomerações, por enquanto, entretanto, você pode idealizar e planejar um projeto ambiental. Determine o objetivo e metas para o projeto, elabore um cronograma para as ações e atividades futuras. Convide familiares e amigos para se unirem a você.
Sugestões de ações e atividades:
. Crie um canal nas redes sociais para compartilhar informações;
. Coleta de lixo em alguma Área de Preservação;
. Montar uma Horta Comunitária;
. Colaborar voluntariamente em outros projetos;
. Adote um parque e se una aos voluntários que já atuam nele.
. Ações em prol de animais abandonados.
. Procure por instituições não governamentais que atuam nas causas de seu interesse e apoie doando financeiramente. Você também pode se associar ou trabalhar voluntariamente. Sua ajuda é importante para a continuidade dos projetos desenvolvidos nestes grupos e entidades.
. Não compartilhe informações e notícias duvidosas. Mensagens sem fundamento científico, sem fonte ou autoria das informações geralmente são falsas. Se estiver com dúvida sobre a veracidade da informação busque na internet e procure por alguma fonte segura que tenha noticiado.
. Avise a pessoa que compartilhou a notícia falsa e peça que ela pesquise sempre a veracidade da informação antes de passar adiante.