Iniciado em março de 2016, o Projeto Reflorir, é uma manifestação voluntária composta de atividades e ações sem fins lucrativas, apartidária e sem vínculo institucional. Em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e orientado pela Carta da Terra desenvolve vários programas, tais quais:
Programa de Restauração Ecológica - Recuperação de áreas degradadas favorecendo a biodiversidade e seus processos adjacentes retornando com a dinâmica do ecossistema original.
Programa de Arborização Urbana - Atendendo rigorosamente critérios estabelecidos para preservar as infraestruturas urbanas e assegurar a integridade física e material da população, a escolha pelas espécies também passa por avaliação quanto ao porte e potencial invasor. Espécies frutíferas nativas do Cerrado são prioridades, assim como, as tombadas como Patrimônio Ecológico do DF (Decreto 39469 de 22/11/2018). Entretanto, espécies nativas ornamentais também são plantadas, principalmente, quando o caráter é de ornamento e paisagismo, neste caso, algumas espécies exóticas também são utilizadas.
Programa Reflorir nas Escolas - Apoio técnico-operacional e logístico voluntário no desenvolvimento de atividades e ações ecológicas nas escolas.
Programa Reflorir nos Parques - Apoio técnico-operacional voluntário de atividades e ações ecológicas em parques e unidades de conservação.
Programa Reflorir nas Aldeias - Suporte voluntário aos povos tradicionais para articulação e desenvolvimento dos eixos de atuação.
. FORMAÇÃO PROFISSIONAL - cursos de qualificação para produções ou cultivos, com certificado.
. PRODUÇÃO E CULTIVO - apoio para a implementação e obtenção de insumos, ferramentas e maquinário.
. ASSISTENCIALISMO - doações e articulação para atender necessidades.
Diante da dificuldade dos povos tradicionais em lidar com a burocracia do governo o Projeto Reflorir vem dar este suporte para facilitar as articulações.
Programa de Proteção à Fauna - PROFAUNA - Trabalho de resgate de animais, com ênfase nos domésticos vulneráveis em situação de rua, pela coautora do PROJETO REFLORIR, Verônica Mendes, e desenvolvido em conjunto com outros voluntários.
Programa Agricultura Solidária - Ação gratuita e voluntária proposta pelo Projeto Reflorir e o Instituto Barba na Rua com o objetivo de auxiliar a comunidade interessada em implantar a Agricultura Urbana. Respaldados na Lei nº 4.772, de 24 de fevereiro de 2012 - Dispõe sobre diretrizes para as políticas de apoio à agricultura urbana e periurbana no Distrito Federal - nós do Instituto Barba na Rua, do Projeto Reflorir, parceiros e voluntários daremos suporte para a aquisição de insumos, realização dos canteiros, cursos de capacitação e muito mais. Tudo isso com o apoio do governo, da Sociedade Civil e de voluntários.
Programa Incubadora de Projetos - Apoio à idealizadores com o suporte necessário para a plena implantação de projetos socioambientais. Utilizarei a experiência com o Projeto Reflorir para incentivar o desenvolvimento de outros projetos.
Programa Florestas Urbanas - Se baseia basicamente no adensamento arbóreo nas áreas urbanas favorecendo a biodiversidade respeitando as infraestruturas e rompendo com os padrões conservadores de paisagismo que usam, no geral, espécies exóticas, tais como gramas. A Agrofloresta é uma técnica que que pode ser utilizada e otimiza esse processo.
Programa Adote uma Muda - São duas frentes de trabalho. A primeira consiste no "DISK E PLANTE" fornecendo acessibilidade às pessoas limitadas (idosos, deficientes, etc.) os interessados ligam e agendamos minha visita para analisar e avaliar onde a espécie escolhida poderá ser plantada e aos cuidados do adotante, com minha assistência e consultoria voluntária remota, ele ou ela possa acompanhar o desenvolvimento da planta. A segunda frente de trabalho consiste na participação em eventos promovendo a adoção de mudas sendo que cada adotante assina um termo de comprometimento em que se responsabiliza em cuidar da muda com a minha assistência e consultoria remota.
Programa Tétis "Água Pura" - Captação de resíduos sólidos a partir das bocas de lobo com instalação de cestas adaptadas. Instalação de redes de captação de resíduos sólidos nos canais de águas pluviais que desembocam no Lago Paranoá e instalação de jardins filtrantes e flutuantes nesses desembocadores.
Em 2017 o Projeto Reflorir foi premiado na categoria “Iniciativas Sustentáveis Urbanas” no I Concurso de Iniciativas Sustentáveis, realizado pela Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal.
Em fevereiro de 2020 o Projeto Reflorir foi homenageado pela Administração Regional do Plano Piloto no I Encontro de Lideranças Comunitárias para o Desenvolvimento do Plano Piloto, estava entre outros 21 projetos homenageados.
O buritizeiro (Mauritia flexuosa) é uma palmeira símbolo de bonança e fartura. Onde tem buriti tem água! Ele é um bioindicador de dois tipos de fitofisionomias: veredas ou buritizais. A vereda é um ecossistema dentro do Cerrado onde o buritizeiro representa sua alma, é rica em umidade, sendo seu solo sempre encharcado, verdadeiramente um brejo, é uma Área de Preservação Permanente. Seu fruto, o buriti, é comestível, suas folhas são matérias-primas para diversos artesanatos, inclusive, com os talos das folhas se faz a armação para pipa. O buriti por ter esta forte ligação com a água, particularmente, é a espécie que mais admiro, claro, sem desmerecer todas as outras.