Immanuel Kant
Programa de Proteção à Fauna - PROFAUNA - Trabalho de resgate de animais silvestres e domésticos vulneráveis.
No âmbito do DF
FAIXA DE PATADESTRE
A faixa de patadestre tem como objetivo a comunicação visual integrando a comunidade de forma educativa, lúdica, representativa e preventiva rompendo com o antropocentrismo que prioriza o pé em detrimento da pata e trazendo à luz o ecocentrismo – relações harmônicas centradas na natureza.
Simbolizando a empatia com a fauna e seus direitos. A implantação da faixa de patadestre induz à consciência ambiental, não apenas aos motoristas que trafegam por ali, mas também às crianças que poderão reconhecer as patas e aprender que ali é travessia de fauna produzindo um efeito de retroalimentação na relação pais e filhos. Já sabemos que nem a população humana respeita suas faixas de pedestres atravessando por qualquer local que lhe convém, com os animais isso é notavelmente previsível. As faixas não serão os pontos definidos para suas travessias, mas abre possibilidades para a implantação de passarelas/pontes/viadutos para a fauna, ainda assim, os animais podem, se arriscar por outros pontos e se acidentarem, por isso é necessário que sejam tomadas medidas mais eficazes de redução de velocidade e a melhor delas é a lombada estendida até os acostamentos.
As imagens no flyer de divulgação são ilustrativas, foram ações de pintura de faixas com patas de animais em outros locais que tinham sido divulgados nas redes sociais. O nome PATADESTRE foi dado pelo João Bruno do Projeto Reflorir que pretende junto com a Associação dos Amigos das Florestas implantar nas rodovias do DF que cortam corredores ecológicos e por consequência ocorrem maiores acidentes com atropelamento de animais silvestres.
A ideia foi lançada! Quem tiver interesse em integrar esta ação envie uma mensagem.