(SER Primer, 2004)
Programa de Restauração Ecológica - Recuperação de áreas degradadas favorecendo a biodiversidade e seus processos adjacentes retornando com a dinâmica do ecossistema original.
O Programa de Restauração Ecológica foi a primeira frente de trabalho do Projeto Reflorir. Adotei há aproximadamente 4 anos a área à margem do Lago Paranoá no Centro Olímpico da UnB para implantar esta ação, ou seja, restaurar a Mata Ciliar desta área que encontrava-se quase que completamente sem vegetação nativa, uma área tomada por capins e gramas invasoras.
Abaixo relaciono dados e as medidas de intervenção:
Objetivo:
Recuperação de Área Degradada - Restauração Ecológica da Mata Ciliar.
Local:
Centro Olímpico da UnB - Área do Caiaque à margem do Lago Paranoá - APP - Mata Ciliar.
Data de início:
Março de 2016
Bioma/Fitofisionomia:
Cerrado - "Mata Ciliar" e "Mata de Galeria"
Metas:
Eliminar a vegetação exótica invasora
Conter a erosão
Plantar espécies nativas apropriadas
Diversificar o máximo as espécies herbáceas, arbustivas e arbóreas.
Conscientizar os frequentadores do local em relação da importância da preservação e proteção do Meio Ambiente, inclusive da recuperação de áreas degradadas.
Métodos:
Restauração Induzida – Plantio de mudas de espécies nativas;
Semeadura direta com “muvuca” de semente;
Plantio direto de estacas de espécies nativas;
Sombreamento induzido por vegetação nativa;
Coleta de lixo.
Técnicas de Nucleação para a Restauração Ecológica - "Poleiros artificiais e Enleiramento de galharias";
A Restauração Ecológica está muito além de apenas plantar árvores. É trazer de volta um ambiente o mais próximo possível do natural, e segue critérios rigorosos quanto as ações empregadas, favorecendo a biodiversidade e seus processos adjacentes, retornando com a dinâmica do ecossistema original.
Para saber mais sobre Restauração Ecológica segue abaixo alguns links para consulta:
Brasília, 25 de janeiro de 2020.
Mutirão para Restauração Ecológica da Mata Ciliar com plantio de mudas, estaquia e semeadura direta na Subzona de Conservação da Vida Silvestre - ZCVS - APA do Lago Paranoá - Centro Olímpico da UnB - Brasília/DF.
O sorteio do livro foi disputado no par ou ímpar até chegar aos finalistas Hélio e Milena. A Milena venceu e ficou com o brinde!
Espécies Nativas plantadas no mutirão (nome popular)
MUDAS:
Amburana, angico-branco, araçá, aroeira-preta, aroeira-rosa, balsamo, paineira-barriguda, braúna, capitao-do-cerrado, cedro, cega-machado, chichá, embaúba, embiruçu, gonçalo-alves, ingá-cilyndrica, ingá-cipó, inga-mirim, jaracatiá, jatoba, jenipapo, jequitiba, landim, marmelada, mulungu, murici, mutamba, pacarí, pajeú, pimenta-de-macaco, pombeiro, pororoca, quaresmeira, saboneteira, sangra dagua, tamboril, tarumã, tingui, urucum
SEMENTES PARA A SEMEADURA DIRETA:
Macaúba, guariroba, mutamba, aroeira-preta, copaíba, tamboril, pimenta rosa, pajeú, cipó-milhomens, fedegosão
ESTAQUIA:
Quaresmeira orelha-de-onça
Brasília, 20 de dezembro de 2019.
Placas de avisos
Quando fui monitorar a área olha o que vi. Estou satisfeito com a solicitação que encaminhei à Prefeitura da UnB, foi atendida.
No início de 2019, quando um incidente muito desagradável ocorreu – roçagem cortando diversas mudas plantadas - na área em que desenvolvo com o #ProjetoReflorir a Restauração Ecológica da APP à margem do #LagoParanoá no #CentroOlímpicodaUnB, solicitei placas de identificação expondo a relevância ecológica do local.
Brasília, 26 de outubro de 2019.
MUTIRÃO DE LIMPEZA NA MARGEM DO LAGO PARANOÁ
Meus agradecimentos a todos que vieram dar uma força ao projeto. Obrigado!
A Natureza pede por ajuda e nós a escutamos.
Local: Centro Olímpico da UnB – área do caiaque
Brasília, 29 de julho de 2019.
POLEIROS ARTIFICIAIS
Mais uma técnica de nucleação utilizada para Restauração da Mata Ciliar na orla do Lago Paranoá no Centro Olímpico da UnB.
Os poleiros artificiais é uma técnica de restauração induzida - nucleação que contribui muito com a restauração tendo em vista que aves e morcegos pousam nestes locais e deixam cair os frutos, regurgitam ou defecam as sementes, além de servir para reprodução ou esconderijo da fauna perseguida por predadores.
Fiz os tripés de bambu com cordas de sisal para as amarras. Para as plantas trepadeiras utilizei as espécies BRS Pérola do Cerrado (Passiflora setacea), Amor-agarradinho (Antigonon leptopus) e Cipó-mil-homens ou papo-de-peru (Aristolochia galeata).
Brasília, 16 de abril de 2019.
ENLEIRAMENTO DE GALHARIA
Técnica de restauração induzida - nucleação
Esta técnica consiste basicamente em formar pilhas com galhos, tocos e caules de podas ou de árvores mortas que já encontram-se caídas.
Essas pilhas servem de atrativo e abrigo aos animais que podem ajudar na disseminação de sementes, além de manter o ambiente mais úmido e sombreado, e fornecer nutrientes ao solo com a decomposição desta matéria orgânica.
Brasília 31 de março de 2019.
Em parceria com o Projeto Ser rado no evento “Plogging no DF – edição Lago Paranoá”.
Além da prática esportiva que faz bem ao corpo e à mente também contribuímos com o meio ambiente coletado 67kg de lixo e plantando 25 mudas de espécies nativas do Cerrado na margem do Lago Paranoá no Centro Olímpico da UnB, um dos locais onde é desenvolvido o Programa de Restauração Ecológica.
Agradecimentos aos viveiros que apoiaram com doação de mudas:
Viveiro Comunitário do Park Way, doou:
1 Tamboril, 2 Landim, 2 Jacarandá, 2 Capitão do mato, 2 Saboneteiras, 2 Pajeú, 2 Aroeira pimenteira e 2 Amburana.
Viveiro Comunitário do Lago Norte, doou:
3 Sangra-d'água, 3 Pororoca, 3 Angico, 3 Embiruçu, 3 Tamboril, 3 Mutamba e 3 Fedegoso.
Brasília, 22 de fevereiro de 2019.
Chegando no local onde desenvolvo a Restauração da Mata Ciliar com o Projeto Reflorir no Centro Olímpico da UnB, na tarde de 22/02/2019 - sexta-feira, me deparei com dois tratores roçadeiras estacionados após roçarem sem respeito ao Projeto dezenas de mudas plantadas.
Foi matéria no DFTV2:
Brasília, 11 de março de 2017.
Plantio Comunitário no Centro Olímpico da UnB